12 são presos na Bahia durante operação da PF contra roubos de carga

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação nesta terça-feira (17/07) para capturar suspeitos de roubos de carga em Alagoas e mais cinco estados. Ao menos 13 pessoas já foram presas. Estima-se que o prejuízo causado pela organização criminosa seja superior a R$ 8,6 milhões.

Denominada Transbordo, a operação cumpre 173 mandados judiciais, expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió, em Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco, sendo 64 mandados de prisão e 106 de busca e apreensão, a maioria deles em São Paulo.

Até por volta das 14h40 desta terça, 12 dos 25 mandados de prisão expedidos para a Bahia já haviam sido cumpridos. O órgão não divulgou os nomes das pessoas presas e nem em quais locais do estado os mandados foram cumpridos. A PF disse que a ação ainda está em andamento para tentar localizar os demais alvos.

Do total de presos na Bahia até agora, seis foram alvos de mandados de prisão temporária e outros seis de prisão preventiva. Uma dessas pessoas presas foi localizada em Alagoas, mas a prisão foi contabilizada como sendo da Bahia porque o mandado era para ser cumprido no estado, segundo a PF.

A Justiça ainda expediu três mandados de interdição de empresas envolvidas em receptação de mercadorias roubadas, na cidade de São Miguel dos Campos, em Alagoas.

De acordo com a PF, o objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de furto e receptação de cargas e caminhões em estados do Nordeste e Sudeste, valendo-se de falsas comunicações de crimes de roubo, adulteração de veículos, golpes em seguradoras e outros delitos.

Como relatado pelo G1, motoristas dos caminhões simulavam terem sido sequestrados por assaltantes. Enquanto outros integrantes do grupo desativavam os dispositivos de segurança do caminhão e providenciavam a subtração da carga, os motoristas iam à delegacia registrar o falso crime. As mercadorias furtadas eram diversas (têxtil, eletrônicos, alimentos etc.).

Ao todo, os mandados foram expedidos para:

São Paulo – 48 de busca e apreensão e 25 de prisão;

Bahia – 36 de busca e apreensão e 25 de prisão;

Alagoas – 18 de busca e apreensão e 12 de prisão;

Rio de Janeiro – 2 de busca e apreensão e 2 de prisão;

Pernambuco – 1 de busca e apreensão e 1 de prisão;

Ceará – 1 de busca e apreensão e 1 de prisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com