Na Bahia, petista Rui Costa lidera com 50%; aliado de ACM Neto tem 8%

A primeira pesquisa Ibope na Bahia divulgada, nesta quarta-feira (22/08), mostrou que o PT pode emplacar a quarta vitória consecutiva no estado. O governador e candidato à reeleição Rui Costa (PT) tem hoje 50% das intenções de votos, seguido por José Ronaldo (DEM), que soma 8% e é aliado do presidente nacional da legenda e prefeito de Salvador, ACM Neto.

Ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo foi escolhido para ser o principal candidato da oposição ao PT depois que ACM Neto desistiu de competir pelo Palácio de Ondina e decidiu permanecer no cargo. O levantamento do Ibope aponta que o ex-prefeito de Salvador, João Henrique (PRTB), tem 3%. Em seguida, aparecem Marcos Mendes (PSOL) com 2% e Célia Sacramento (Rede), com 1%.

O candidato do MDB, o ex-ministro João Santana, tem 1%. O partido do presidente Michel Temer decidiu lançar postulante no estado depois que o prefeito ACM Neto se afastou da legenda, após a Polícia Federal encontrar R$ 51 milhões em um apartamento ligado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima e ao irmão dele, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, ambos do MDB. Tanto o democrata quanto os emedebistas negam rompimento, mas dizem que decidiram caminhar separados neste pleito.

O candidato do PCO, Orlando Andrade, tem 1%. Brancos e nulos somam 22% e não sabem ou não souberam responder 12%. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia, afiliada da TV Globo. O levantamento ouviu 1.008 eleitores de 58 municípios entre 19 a 21 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (BA-03534/2018) e no Tribunal Superior Eleitoral (BR-09377/2018).

A primeira vitória petista na Bahia aconteceu em 2006, quando Jaques Wagner derrotou Paulo Souto no primeiro turno e rompeu com 16 anos de hegemonia carlista — grupo liderado pelo ex-senador Antonio Carlos Magalhães.

Senado

Na disputa pelo Senado, o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), sai na frente. Segundo o Ibope, ele tem 34% das intenções de votos. Em seguida, aparecem os deputados federais Irmão Lázaro (PSC) com 23% e Jutahy Magalhães Júnior (PSDB) com 14%. Integrante da base petista, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), tem 7%.

O candidato à Câmara Alta do Congresso Nacional do MDB, Jorge Viana, tem 6%. Do PSOL, Fábio Nogueira tem 5% seguido por Marcos Mauricio (DC) com o mesmo porcentual. Comandante Rangel (PSL) e Francisco José (Rede) tem 4% e 3%, respectivamente. Já Adroaldo dos Santos (PCO) tem 1%. Celsinho Cotrim tem 1%. Brancos e nulos para primeira vaga somam 26%, já para segunda 35%. Não sabem ou não responderam 36%. *Veja Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com