Sintomas de ataque cardíaco que todas as mulheres devem saber

As doenças cardíacas afetam milhões de mulheres em todo o mundo. No entanto, muitas delas desconhecem todos os sintomas associados à ocorrência de infartes.

Segundo a organização britânica para a saúde coronária British Heart Foundation (BHF), mais de 70 mulheres morrem de ataque cardíaco diariamente nos ditos países ocidentais – mas inúmeras vezes esses problemas cardíacos iniciais são mal diagnosticados.

É comum ouvir sobre os sintomas, como dores no peito ou falta de ar, mas há mais…

Recentemente a história de uma enfermeira britânica tornou-se viral na rede social Twitter. A profissional compartilhou que tinha um bloqueio coronário de 95%, mas que jamais havia tido dores cardíacas.

“Quero avisar a todas as mulheres que por vezes os ataques cardíacos se manifestam de forma diferente”.

“A dor percorria a parte superior das minhas costas, os ombros e pelos braços”, escreveu.

“Sentia um ardor e uma sensação de latejar. Cheguei a pensar que se tratava de uma dor muscular intensa ou de uma cãibra. Foi só quando comecei a suar profundamente e a vomitar. Chamei o 911 (serviço de urgência no Reino Unido)”.

O Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) diz que a história desta mulher não é incomum, já que muitas vezes os sintomas de enfarte na população feminina não se manifestam através de dores no peito – e que apesar de mais raro, assim como pode suceder também nos homens.

Segundo o site BHF, “os motivos para isso ocorrer são complexos, mas pensa-se que a produção de estrogênio aumenta a tolerância à dor nas mulheres”.

O site lista ainda os principais sintomas que as mulheres devem ter em atenção: dor no peito, aperto ou pressão, dor noutras partes do corpo tais como braços, maxilar, pescoço, costas e abdômen, sentir tonturas, suores, náuseas, falta de ar e uma sensação esmagadora de ansiedade.  *Notícias ao Minuto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com