Folião que for viajar deve tomar vacina da febre amarela até esta terça

Quem pretende viajar no Carnaval para regiões onde há risco de transmissão de febre amarela tem até esta terça (19/02) para se vacinar contra a doença, já que ela demora dez dias para fazer efeito. A lista de municípios dentro da área de recomendação da vacina pode ser encontrada aqui.

“Aos que tomarem a vacina em período inferior a dez dias, recomendamos que evitem entrar em áreas verdes e que usem repelentes, roupas compridas e de cor clara”, diz a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

Durante a semana, a vacina está disponível nas UBS e aos sábados nas AMAS/UBS integradas. Podem se vacinar pessoas a partir dos nove meses de idade. Devem consultar o médico antes da imunização os pacientes com HIV, transplantados e idosos.

A vacina é contraindicada a gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses de idade e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (como lúpus e artrite reumatoide).

Segundo balanço divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro deste ano foram confirmados 36 casos de febre amarela silvestre no estado, sendo que desse total, nove morreram. Em 2018, houve 502 casos e 175 mortes. Em 2017, foram 74 casos e 38 mortes. Com informações da Folhapress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com