Descubra a arte marcial que ajuda as mulheres a emagrecer e ter saúde

NOTÍCIAS AO MINUTO – Além de as modalidades de luta serem atividades que dão prazer e desafiantes, ajudam ainda a cuidar do corpo e da saúde. Prova disso é o jiu jitsu, modalidade que tem como uma das suas principais vantagens o emagrecimento rápido, além da redução da pressão arterial e da glicemia.

Segundo Chiara Brandão, cardiologista e médica do desporto, em São Paulo, no Brasil, em declarações à revista Women’s Health realizar uma hora de jiu jitsu pode queimar até 1000 calorias, contribuindo para a queima de gordura e ainda para o fortalecimento muscular, aumento da força, flexibilidade, autoconfiança, controlo do stress e, consequentemente, para uma maior qualidade de vida.

Cuidados no jiu jitsu

Por ser uma atividade completa e que trabalha o corpo inteiro, requer alguns cuidados especiais antes, durante e após o treino. “Antes de tudo, é preciso estar atento às condições de saúde da aluna e certificar-se de que está apta a realizar uma atividade física tão exigente como o jiu jitsu”, explica Chiara.

A profissional indica que a mulher deve ser submetida a uma avaliação médica antes de iniciar a modalidade. “É essencial, principalmente para descartar problemas cardiovasculares e osteoarticulares que possam impedir a prática”.

Alimentação

“É extremamente importante que a praticante consuma uma dieta equilibrada rica em proteínas, hidratos de carbono e gorduras. Antes do treino, deve dar-se prioridade à ingestão de proteínas associadas a alguma fonte de carboidrato de baixo índice glicémico, como batata doce, arroz integral, ou pão integral”, aconselha a cardiologista. Já no pós-treino, a profissional indica que a atleta deverá optar por uma fonte de proteína e associá-la a uma outra fonte de hidrato de carbono de grau glicémico elevado, como arroz branco, massa e batata.

As gorduras devem ser distribuídas entre todas as refeições – as melhores opções são os frutos secos, leguminosas, azeite, peixe (atum, sardinha e salmão) e abacate. “Importante lembrar que, assim como as fibras, as gorduras devem ser evitadas imediatamente antes dos treinos, pois podem causar desconforto gástrico”.

Comente com o Facebook
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com