O que tem rolado nas letras das músicas brasileiras?

Funk

Cada música de funk tem, em média, 208 palavras. E análise das letras mostra que sexo realmente é o tema preferido dos MCs.

Os vocábulos que mais aparecem nos hits de funk são: “amor” (15 músicas), “cima” (13), “chão” (11), “coração” (10), “favela” (10), “dia” (9), “atenção” (9), “bunda”(9), “lado” (8) e “mão” (8).

Ao considerar os sinônimos, o ranking de termos mais usados muda significativamente. “Bunda”, “pênis” e “vagina” assumem os primeiros lugares. Ao todo, são 160 referências à região glútea: “bunda” (9 letras); “bumbum” (7); “rabetão” (5), “raba” (2), enquanto “popotão”, “rabeta” e “popozão” aparecem em uma música. A palavra “amor” aparece 30 vezes.

As referências às genitálias masculina e feminina também abundam. A maioria dos termos usados nos funks diz respeito ao órgão sexual da mulher. “Buceta” é a preferida (9 ocorrências), “xereca” (4), “tcheca” (3), “bucetinha” (2), “perereca” (2) e “bucetão” (1). Já as partes do homem têm número menor de sinônimos e são menos citadas: “pau” (4 letras), “piroca” (2), “caralho” (1) e “piru” (1).

RAP

Os 40 raps que estão entre as mais tocadas têm as letras mais extensas, com média de 454,67 palavras cada. Os vocábulos mais utilizados no gênero são: “mundo” (21 músicas), “tempo” (17), “fim” (16), “gente” (16), “amor” (16), “cê” (14), “dia” (14), “lado” (13), “som” (13) e “cena” (9).

Como as letras de rap são as mais extensas e abordam temáticas muito variadas, os termos mais usuais não remetem a um campo lexical óbvio. Além disso, as palavras mais frequentes aparecem menos vezes nas canções em que ocorrem.

“Gente”, que ocupa o 3º lugar, pode ser considerado um exemplo da predominância da temática amor nos raps atuais. Em todos os casos analisados, a palavra é integrante da expressão “a gente”, que exerce função pronominal, e faz referência ao cantor e a pessoa que ele gosta.

POP

As 36 músicas pop da lista usam, em média, 279 palavras. As mais usadas foram “gente” (15 faixas), “mundo” (14), “tempo” (14), “amor” (12), “dia” (12), tempo (9), “cima” (8), “coração” (8), “corpo” (8) e “lugar” (8). Os 10 termos mais frequentes indicam que a temática dominante nas canções desse gênero é o amor. As ocorrências de “gente”, “coração”, “mundo” e “corpo” referiam-se ao tema.

SERTANEJO

As 34 faixas sertanejas da lista têm, em média, 187 palavras. São as menores letras nos quatro gêneros analisados. Em primeiro lugar, está “amor” (13 músicas). Em seguida, “coração” (11), “gente” (10), “tempo” (7),“vez” (7), “beijo” (6), “novo” (5) e “saudade” (5).

Mas o sertanejo não é só romance, como a primeira lista sugere. Há muitas referências a bebidas. Integram esse campo lexical “bar”, “barzin”, “bebaça”, “bebedeira”, “beber”, “cachaça”, “chopp”, “garrafa”, “tequila” e “vinho”.

Metodologia

O (M)Dados usou a linguagem de programação Python em todos os estágios do projeto. Isso incluiu agregar as músicas dos rankings semanais do Spotify, baixar as letras no site letras.mus.br e fazer a análise das palavras mais frequentes. Neste último ponto, utilizou-se a biblioteca spaCy. Para categorizar as canções, foram consideradas as categorias do letras.mus e, na ausência de definição pelo site, as do Spotify.

Comente com o Facebook
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com