UFRB abre inscrição para residências médicas em Nutrição e em Enfermagem

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrição para preenchimento de dez vagas no Programa de Pós-gradução lato sensu sob o formato de Residências em Nutrição Clínica e em Enfermagem, no Centro de Ciências da Saúde, em Santo Antônio de Jesus.

Os candidatos selecionados receberão bolsa mensal no valor bruto de R$ 3.330,43 (três mil trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos).

A inscrição, online, começaram nesta sexta-feira, 11 de outubro, e se estende até o dia 14 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais) a ser paga via GRU (Guia de Recolhimento da União), no Banco do Brasil.

Para candidatar-se a uma vaga nos cursos de especialização é necessário o interessado ser graduado em Nutrição ou em Enfermagem e ter registro profissional no conselho de classe, respectivo.

Das vagas, sete são destinadas a nutricionistas que podem optar entre o Programa de Residência em Nutrição Clínica, com ênfase em Terapia Intensiva (5 vagas) e o Programa de Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria (2 vagas). A especialização é uma parceira a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Educação (MEC).

As outras três vagas são do Programa de Residência em Enfermagem com Ênfase em Cardiologia e destinadas a enfermeiros. A especialização é uma parceria entre a  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Saúde (MS), e adota uma concepção de formação multidisciplinar continuada, qualificando profissionais enfermeiras para atender às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e demandas da sociedade, no contexto da atenção à saúde.

Para a Residência em Nutrição Clínica com Ênfase em Terapia Intensiva, o edital reserva uma vaga para candidatos que sejam servidores técnicos administrativos da UFRB; uma vaga para negros e uma vaga para indígena ou quilombola ou pessoas Trans, conforme política de cotas definidas em resoluções da UFRB.

Para a Residência em Enfermagem, o edital prevê a reserva de uma vaga para candidatos autodeclarados negros.

Os programas serão desenvolvidos no período de dois anos (24 meses), em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 (sessenta) horas, sendo 48h  destinadas às atividades de treinamento em serviço (práticas e teórico-práticas) e 12h às atividades teóricas, devendo o Residente ter disponibilidade para participar de atividades todos os dias da semana, inclusive aos sábados e feriados.

Os residentes selecionados não podem desenvolver outras atividades profissionais no período de realização da especialização.

A Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e em Terapia Intensiva realizará suas atividades práticas no Hospital Estadual da Criança (HEC) e no Hospital Geral Clériston Andrade (HCA) – ambos localizados em Feira de Santana – e no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado em Santo Antônio de Jesus.

As atividades teóricas serão desenvolvidas nas instalações do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e/ou instituições parceiras, uma ou duas vezes por semana, conforme planejamento acadêmico do curso.

A Residência em Área Profissional de Saúde em Enfermagem com ênfase em Cardiologia realizará suas atividades práticas nas unidades da rede própria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Unidades Básicas de Saúde na região do Recôncavo da Bahia.

As atividades teóricas serão desenvolvidas nas instalações do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e/ou instituições parceiras, uma ou duas vezes por semana.

Processo seletivo

O Processo Seletivo será constituído de prova objetiva (eliminatória e classificatória) a ser realizada no próximo dia 30 de novembro (sábado); de prova de títulos mediante Análise do Currículo Lattes, para avaliação, no período de 16 de dezembro a 17 de janeiro de 2020.

A matrícula dos candidatos aprovados acontece em 10 de fevereiro de 2020 e as atividades começam em 02 de março.

Edital nº 01/2019.

Inscrição para Residência em Nutrição.

Inscrição para Residência em Enfermagem.

www.ufrb.edu.br/ccs

Comente com o Facebook
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com