Campanha ‘Dezembro laranja’ alerta para perigo do câncer de pele

POR: IBahia – Com o fim do ano se aproximando, os dias passam a ser cada vez mais ensolarados e quentes. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) começou neste mês a campanha Dezembro Laranja, que alerta a população para os perigos de se expor ao sol sem a devida proteção. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o biênio 2018-2019 é que surjam 165.580 novos casos de câncer não melanoma.

— O câncer de pele é totalmente curável desde que você descubra bem no começo. A função desta campanha é instruir a população sobre os riscos do câncer de pele — diz Joaquim Mesquita, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD.

A doença é dividida em dois grupos: o melanoma e o não melanoma. No primeiro, o tumor afeta os melanócitos, células responsáveis por produzir a melanina. Apesar de ter menor incidência (a estimativa do Inca é de 6.260 casos para este ano), este tipo de câncer é mais agressivo e, se não for tratado, pode provocar metástase. Já o não melanoma é menos agressivo e mais frequente.

Os homens são os mais afetados por este tipo de câncer justamente por causa da maior exposição ao sol sem proteção. Quanto mais branca a pessoa for, maior é o risco de desenvolver a doença.

— As peles são classificadas em seis fototipos, sendo 1 a branca e 6 a negra. Quem tem os fototipos 1 e 2 está mais propenso a ter câncer de pele. Além disso, quem tem histórico familiar ou pessoal de câncer de pele também tem mais risco — diz a dermatologista Christiane Gonzaga.

Por isso, ao notar qualquer pinta nova no corpo, a recomendação é procurar por um dermatologista ou um clínico geral. — As pessoas devem ficar de olho nas manchas e pintas que já têm: se aumentaram de tamanho rapidamente, se as bordas ficaram irregulares e borradas, se mudaram de cor ou passaram a ter várias cores. Esses são os sintomas de câncer de pele — detalha Murilo Drummond, diretor da Clínica DrummonDermato.

Comente com o Facebook
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Abrir chat
1
Entre em contato
Olá, como podemos ajudar?
Powered by