Procon multa SBT em quase R$400 mil por publicidade infantil com Maísa

O SBT está sendo multado pela Fundação Procon-SP no valor de R$ 387.360. O motivo são as inserções comerciais direcionadas às crianças que a marca Dolly fez em um canal do Youtube criado para a personagem Juju Almeida, interpretada pela atriz Maísa Silva na nova “Carinha de Anjo” (no ar entre 2016 e 2018).

A queixa foi feita em 2017 pelo programa Criança e Consumo, do Instituo Alana, que tem como princípio zelar pela proteção à criança na TV e na Publicidade. O SBT irá recorrer da decisão.

Os perfis das personagens da novela foram criados nas redes sociais pelo SBT para ajudar a alavancar a audiência de “Carinha de Anjo”.

O problema, segundo o que fontes do Instituto Alana afirmaram ao F5, da Folha de S. Paulo, seria a aparição proposital e repetida do mascote da marca Dolly em certos enquadramentos feitos nos vídeos.

O canal da Juju contava com mais de 1,2 milhão de inscritos e era direcionado a crianças.

Publicidade infantil: as crianças entendem que estão vendo anúncios?

Casos como esse do SBT nos fazem refletir sobre a importância de mantermos as crianças afastadas desse tipo de conteúdo comercial, a fim de que não se tornem pessoas exageradamente consumistas.

Porém, qual é o entendimento de crianças em relação ao volume de conteúdos publicitários a que são expostas na televisão, internet, na rua e nos espaços públicos?

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, e Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), investigou a compreensão da criança sobre a publicidade. (Com informações Catraca Livre)

Comente com o Facebook
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Abrir chat
1
Entre em contato
Olá, como podemos ajudar?
Powered by