Bolsonaro pede opinião de seguidores sobre transgêneros no esporte

FOLHAPRESS – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou seu Twitter no início da noite desta segunda-feira (13/01) para questionar seus seguidores sobre a presença de atletas transgêneros no esporte.

Bolsonaro publicou uma chamada de um site que fala sobre a ideia de alguns políticos dos EUA criarem leis para proibirem atletas transexuais de competir com mulheres. “Qual a sua opinião?”, postou o presidente, sem dizer o que pensa sobre o tema.

O jornal americano The Wall Street Journal informou no último dia 7 que os estados de New Hampshire, Washington, Geórgia, Tennessee e Missouri estudam como proibir que competidoras transgêneros participem de competições femininas.

No Brasil, o assunto ganhou força no passado, quando a jogadora Tifanny Abreu se tornou a primeira atleta transgênero a disputar a Superliga feminina de vôlei.

Em abril de 2019, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, classificou como “inaceitável e ridículo” a permissão da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para que transexuais disputassem a Superliga feminina.

Procurada pelo jornal Folha de S.Paulo na ocasião, a CBV disse que “adota como critério nos casos tidos como de transgêneros/transexuais, o consenso do Comitê Olímpico Internacional (COI) de novembro de 2015 sobre o reposicionamento de gênero e hipoandrogenismo”.

Vale lembrar que nos Estados Unidos, grande parte das leis são regionais e valem apenas para determinados Estados, diferente de como é no Brasil. A publicação de Bolsonaro acabou gerando controvérsia, uma vez que foi entendida por internautas como uma forma de discriminar as transexuais, usando a posição dos norte-americanos em excluir estas atletas do esporte.

Comente com o Facebook
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Abrir chat
1
Entre em contato
Olá, como podemos ajudar?
Powered by