Fique atento! Novo golpe do Whatsapp usa Bolsa Família para fazer vítimas

Um novo golpe vem sendo aplicado no aplicativo de mensagens WhatsApp. De acordo com o dfndr lab, laboratório de pesquisa da empresa de segurança digital PSafe, as mensagens falsas enviadas por golpistas prometem a oferta de material escolar, no valor de 350 reais, para os beneficiários do Programa Bolsa Família, do governo federal.

O laboratório detectou mais de 1 milhão de compartilhamentos e acessos ao link em apenas 15 dias. Desde o dia 15 de janeiro deste ano, foram registrados 70 mil novos acessos ao golpe por dia.

O golpe envolve um breve questionário com três perguntas sobre a participação no Programa Bolsa Família. Após ser respondido, a mensagem pede que a vítima compartilhe o recado com os contatos no WhatsApp. A página fraudulenta chega a mostrar comentários falsos de pessoas que teriam conseguido acesso ao benefício, em uma tentativa de passar maior impressão de veracidade. Além disso, o usuário é induzido a aceitar o recebimento de notificações no celular, um método para que os golpistas enviem novos links falsos para a vítima.

Veja a mensagem na imagem abaixo.

Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, recomenda cuidado ao receber mensagens e, em caso de suspeita, é possível copiar e colar o link recebido no buscador de links fraudulentos da PSafe, que conta com um banco de dados de endereços web usados em golpes virtuais.

Comente com o Facebook
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Abrir chat
1
Entre em contato
Olá, como podemos ajudar?
Powered by