Observatório Sismológico e Defesa Civil Nacional não detectam tremor de terra em Cachoeira

Apesar dos relatos de moradores de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, sobre um suposto tremor de terra na cidade no início da noite desta quarta-feira (19), o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e a Defesa Civil Nacional não detectaram nenhum abalo de magnitude alta que possa ter provocado danos na região. 

Através das redes sociais, várias pessoas contaram que houve um forte barulho e um tremor que balançou até móveis nas casas dos cachoeiranos. A Ladeira da Cadeia teria sido um dos lugares em que o fenômeno foi mais intenso. Internautas chegaram a levantar diversas possibilidades, a exemplo de problemas com a Barragem de Pedra do Cavalo ou até a movimentação de placas tectônicas.

Em nota, a prefeitura de Cachoeira disse que também entrou em contato com a Votorantim Energia, empresa que administra a Barragem Pedra do Cavalo, e foi informada que não houve nenhuma alteração no funcionamento da usina nos últimos dias. 

Apesar disso,  o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e a Defesa Civil Nacional ressaltaram em nota que “se houve um terremoto, foi pequeno e não foi possível registrá-lo. Confira a nota na íntegra:

Foi feita uma busca entre os dias e horários 19/Ago, 15h, (local) e 20/Ago, 3h (local), e não encontramos nenhum evento ocorrido em Cachoeira-BA. A cobertura de estações é pobre e a mais próxima é NBLA a 2.1 graus (mais de 200 km), as outras mais próximas são NBPN, NBIT e CMC01 com distancias até 3 graus (cerca de 300 km). Com essa cobertura é possível detectar, com certeza, qualquer evento com magnitude superior a 2 mR. Sendo assim, podemos afirmar que não foi registrado nenhum evento em Cachoeira nesse período com magnitude superior a 2. Se houve um terremoto, foi pequeno (baixa magnitude) e não foi possível registrá-lo.” (BNEWS)

Facebook Comments