Morre Tom Moore, ‘herói’ que recolheu milhões para ajudar na pandemia

(NOTÍCIAS AO MINUTO) – Morreu esta terça-feira (2) o capitão Sir Tom Moore, anuncia a BBC. O centenário testou positivo para o vírus SARS-CoV-2 e foi hospitalizado no domingo, para ser tratado para pneumonia.

“É com grande pesar que anunciamos a morte do nosso pai, Capitão Sir Tom Moore”, indicou a família em comunicado à imprensa.

Tom Moore, veterano da Segunda Guerra Mundial, de 100 anos de idade, foi alvo, no fim de semana, de várias mensagens de melhoras, incluindo do primeiro-ministro britânico. “Inspirou a nação”, indicou Boris Johnson.

Downing Street já anunciou, em resposta, que a bandeira do N.º 10, residência do governo britânico, será colocada a meia-haste em honra do idoso. A rainha de Inglaterra também já enviou condolências à família.

Sir Tom Moore foi no ano passado ordenado cavaleiro da Ordem do Império Britânico pelos seus esforços em angariar 36,6 milhões de euros (cerca de 220 milhões de reais) para o NHS, através de um desafio que impôs a si próprio, ao completar 100 voltas ao seu jardim antes de celebrar o seu 100.º aniversário, que aconteceu em abril.

A recomendação para a atribuição deste título partiu do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e foi aprovada pela rainha Elizabeth. Num comunicado, Johnson realçou que a “fantástica captação de fundos” de Tom Moore “bateu recordes” e “inspirou o país inteiro”. “Em nome de todas as pessoas que foram tocadas por esta história incrível, quero dizer um grande obrigado. Ele é um verdadeiro tesouro nacional”, disse o governante, na altura.

Facebook Comments
Translate »
error: Conteudo protegido!