Casos de novas variantes do coronavírus são confirmados em Cruz das Almas

O Laboratório de Farmacogenomica e Epidemiologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Lafem/Uesc) e o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz – RJ) notificaram a identificação, através de seqüenciamento, de novos casos covid-19, da variante SARS-CoV-2 P.1 da linhagem B.1.1.28 (“variante de Manaus”), em amostras provenientes do estado da Bahia.

De acordo com informações as novas analises laboratoriais demonstram a identificação de variantes em amostras de paciente notificados em Cruz das Almas, Guanambi e llheus.

A variante P1 e considerada de preocupação em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e afetar a resposta imune do hospedeiro. Ate 23 de março de 2021, foram confirmados 23 casos da variante P.1 de Manaus no estado da Bahia.

Os casos estão relacionados com os municípios de Amargosa Cruz das Almas, Guanambi, llheus, Irece, Itabuna, João Dourado, Lauro de Freitas Salvador e Santa Luz. Diante do exposto, ressaltamos a necessidade de orientar a população para fortalecer as ações de prevenção e controle do covid-19 como, utilização de mascaras, etiqueta respiratória, higiene das mãos, evitar aglomerações, e em caso de sintoma, procurar uma unidade de saúde para atendimento clinico/testagem e realizar isolamento.

Em Cruz das Almas

Ao tomar conhecimento, a equipe municipal da Vigilância em Saúde iniciou imediatamente a investigação complementar do caso. 

Trata-se de um caso notificado em 19 de fevereiro de 2021, e que este paciente foi devidamente monitorado durante período de isolamento e já recebeu alta por cura. Paciente tem histórico de viagem para outro estado nos últimos 14 dias que antecederam ao aparecimento dos sintomas.

Recomenda-se também que todas as viagens não essenciais sejam evitadas, principalmente, para as áreas onde foram detectadas a variante. Alertamos sobre a necessidade de rastreamento e isolamento dos contatos de todos os casos suspeitos e confirmados da variante

Facebook Comments Box
Translate »
error: Conteudo protegido!