Instituto Cigano do Brasil pede apuração: Presos por tentativa de sequestro pode estar envolvido em crimes contra ciganos da Bahia

Na manhã desta quarta-feira (05/05), um jovem(não cigano) de 18 anos foi vitima de uma tentativa de sequestro na Fazenda Sítio da Lagoa, após o Restaurante Pé na Roça, no bairro Poções em Cruz das Almas no Recôncavo baiano, área de atuação da 27ª CIPM.

 Nesta quinta-feira (6/5) o presidente do Instituto Cigano do Brasil-ICB e membro consultivo da Comissão da Igualdade Racial da OAB/CE, cigano Rogério Ribeiro, entrou em contato com a delegacia de Cruz das Almas, informando que os presos por tentativa de sequestro pode estar envolvido em crimes contra ciganos de Camaçari/BA e região, inclusive o ICB enviou numero do BO por tentativa de assalto a uma família de ciganos, para apuração, nessa mesma perspectiva foi encaminhado solicitação para  apurar os suspeitos  para a SSP/BA e o MPE/BA, “ Essa apreensão desses três suspeitos  acende uma luz no fim do túnel para se fazer justiça diante dos indícios de envolvimento dos três presos nos sequestros e assaltos onde foram vítimas algumas famílias ciganas da região de Camaçari/BA. O veiculo For Ka Branco e dois envolvidos foram reconhecidos por algumas vítimas, porém não época não fizeram BO temendo represarias, todos os sequestros as famílias ciganas pagaram os resgates ” explicou o cigano Rogério Ribeiro.

Ação dos suspeitos

De acordo com informações repassadas ao Centro Integrado de Comunicação (CICOM), quatro homens em um veículo modelo FORD K,de cor branca, e placa não anotada, chegaram ao curral da fazenda onde o jovem estava e tentaram sequestrá-lo. Ao perceber a chegada dos indivíduos, o mesmo teria corrido e se escondido.Os suspeitos foram localizados no posto de combustível da localidade da Embira, onde foi feita a abordagem e os mesmos alegaram serem agentes penitenciários.

Apreensões

Foram apreendidos com os suspeitos; três pistolas calibre 380, setenta e três cartuchos, cinco carregadores, dois veículos sendo um FORD K, placa PJP-9611, e um VECTRA, placa CYY 0B09, usado pelos bandidos, um par de placas MERCOSUL, quatro aparelhos celulares, dois lacres e uma balaclava.

Os suspeitos

Os suspeitos foram identificados usava carteiras de agente penitenciário da Bahia, Paulo Sergio dos Santos Junior, Reginaldo de Jesus da Cruz, Rogério da Silva Bela.O veiculo Ford KA branco foi um dos veículos usado em um dos sequestros das famílias ciganas

Ciganos vítimas de sequestros e assaltos

Foram cerca de cinco sequestros esse ano e três assaltos às famílias ciganas de Camaçari e região. Todos os sequestros as vítimas fizeram pagamentos e não registraram ocorrências temendo represálias dos autores, pois se trata de quadrilhas fortemente armada e com participação de policiais, também pode ter participação de ciganos (informantes).

Alguns ciganos reconheceram os acusados Paulo Sergio dos Santos Junior e Rogério da Silva Bela, suspeitos de alguns assaltos e sequestros em Camaçari/BA e região.

Autor: Ascom ICB/Fotos: divulgação

Facebook Comments Box
Translate »
error: Conteudo protegido!