No último domingo, 21, a atriz e ex-ministra da Cultura Regina Duarte publicou em sua conta no Instagram um vídeo em que o ator afro-estadunidense Morgan Freeman critica a existência do Dia da Consciência Negra, que no Brasil é celebrado em 20 de novembro. Na gravação de 2005, Freeman afirma que para acabar com o racismo “é necessário parar de falar sobre o assunto”.
Na legenda, a atriz de 74 anos escreveu: “Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nos olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade de sermos … HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?”. O post ultrapassa as 100 mil curtidas e está com os comentários desativados.
Vale ressaltar que Morgan Freeman já afirmou publicamente que mudou de opinião e atualmente publica conteúdo sobre racismo em sua conta no Instagram. Ele aderiu inclusive ao movimento Black Lives Matter, que ganhou proporções mundias no ano passado após o assassinato de George Floyd. Por: EXTRA
0 Comentários