Jair Bolsonaro (PL) protestou contra o trabalho jornalístico da Globo; emissora voltou a ser líder em propagandas oficiais do governo federal (foto: Divulgação) |
Um dos principais alvos de reclamações do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Globo voltou a liderar o ranking das emissoras abertas que mais receberam verbas do governo federal através dos anúncios de publicidade oficial. A birra do político com o grupo de comunicação é tamanha que ele até já chegou até a levantar um cartaz escrito “Globolixo”, hashtag muito usada por seus apoiadores nas redes sociais quando se sentem contrariados pelo jornalismo do canal.
De acordo com dados de 2021 divulgados pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), as emissoras da Globo receberam 65,5 milhões de reais, o que a colocou novamente em primeiro lugar, voltando a superar a Record, que recebeu 53,9 milhões de reais. A emissora paulista do bispo Edir Macedo é o canal aberto por quem o chefe do Executivo tem mais simpatia pública.
Já a TV Jovem Pan News, que estreou em outubro e abriga boa parte das pautas bolsonaristas, recebeu apenas 43.320 mil reais por divulgar duas campanhas envolvendo o Auxílio Brasil nas redes sociais, segundo a planilha da Secom revelada por Veja. Segundo a publicação, o valor de 65,5 milhões destinada à Globo é a soma de todos os repasses feitos à emissora nacional, a suas afiliadas e aos canais da TV por assinatura, como GloboNews, Viva e Multishow.
A Globo recebeu a quantia por repasses para a veiculação de campanhas de interesse público, como as de vacinação, combate ao Aedes Aegypti e uso consciente da água. Além disso, a emissora líder de audiência também ajudou a divulgar iniciativas do governo federal, como a implantação do 5G, a próxima geração de rede de internet móvel.
Propaganda oficial por ano (em milhões de R$)
Fonte: Secom
Quanto o governo gastou com a Globo em 2021
Fonte: Secom
0 Comentários