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Fonte: Unsplash |
O uso da internet em campanhas de publicidade é algo obrigatório para qualquer empresa. É difícil encontrar marcas que não tenham uma iniciativa como essa, e os resultados são quase sempre positivos. Por isso, nos últimos cinco anos, o uso do marketing digital ganhou muito espaço na Bahia, sobretudo em empresas de grande porte e em festivais. Uma boa notícia para quem atua no setor, pois não faltam oportunidades profissionais nesta promissora área.
Em maio deste ano, por exemplo, a tradicional festa São João de Salvador fechou uma parceria com a It Assessoria, agência de marketing digital baiana, para aumentar a presença nos canais digitais. As redes sociais ganharam mais atenção, inclusive com sorteios e promoções para os seguidores. O objetivo é construir um relacionamento de longo prazo visando futuras edições. Afinal, o festival não deve ocorrer em 2022, mas tem planos para ser realizado nos próximos anos.
Se olharmos para o Festival Panorama da Música da Bahia (PAMBA), a situação é semelhante. A festa também apostou em uma forte presença digital, e conseguiu chamar a atenção de um grande público. O evento realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) usa a internet como principal ferramenta de divulgação, justamente para mostrar como isso pode dar bons resultados. Esses eventos são referências em como usar o marketing digital como recurso.
Algumas empresas estão indo pelo
mesmo caminho, sobretudo as de pequeno porte. É o caso da Dendezeiro, que
trabalha com moda de 2019 e tem uma forte presença nas redes sociais. A marca
usou a força das redes para conseguir muito impacto, e virou tema de reportagem
de alguns canais de TV. Ou seja, o foco no universo digital deu resultado. Isso
não acontece apenas com uma ou outra empresa, mas com várias aqui na Bahia. É
uma forte tendência, que veio para ficar.
Recursos digitais para campanhas
Não é uma tarefa simples criar campanhas de publicidade na web, principalmente para empresas de menor poder aquisitivo. Além de escolher a melhor maneira de atuar, seja nas redes sociais ou com os vídeos online, é preciso pensar também no conteúdo que vai conseguir gerar mais resposta do público. Uma campanha de uma loja de roupas não pode ser igual a de uma empresa voltada para novas tecnologias. São conceitos diferentes com públicos que consomem conteúdos também diversos.
Isso mostra que existem diferentes maneiras de usar a internet para campanhas de marketing. As lojas de roupas, por exemplo, costumam apostar nas redes sociais e nos influenciadores digitais. O e-commerce usa muito de códigos promocionais e sorteios nesses mesmos canais para conseguir atrair clientes. Se olharmos para grandes marcas, como a Shopee e o Mercado Livre, é possível dizer que o resultado é positivo, mesmo sem a disponibilização de números oficiais.
No universo do entretenimento, o marketing digital continua tendo grande importância, inclusive nos jogos digitais. É o caso dos cassinos online, que oferecem descontos e bônus sem depósito para novos usuários para chamar mais jogadores novos. A estratégia costuma ser eficiente, pois as plataformas com melhores avaliações costumam oferecer ofertas como essas. Esse é o caso da Gratorama, da Winner e da Sloto'Cash Casino. A três possuem promoções de boas-vindas aos apostadores.
Até mesmo os serviços de streaming
usam os descontos e as avaliações gratuitas para ganhar novos assinantes. É
difícil encontrar alguém que não tenha experimentado a Netflix ou a Prime Video
por algum tempo gratuito. Todas essas estratégias entram no espectro do
marketing digital, inclusive como ferramentas essenciais para se destacar em
ambientes concorridos na internet.
Futuro conectado
O uso da internet em todo o Brasil, inclusive na Bahia, só cresceu nos últimos 10 anos. Algo que deve continuar aumentando, sobretudo com a chegada da internet 5G e de novas tecnologias que ajudam na conexão de mais pessoas. A venda de celulares que podem acessar a web, os populares smartphones, por exemplo, só cresceu e aumentou o consumo das redes sociais. O WhatsApp não para de crescer entre os brasileiros.
Isso mostra que as ferramentas digitais vão crescer no futuro, e as empresas baianas estão se preparando para esse impacto. A forte presença na internet pode definir o sucesso de qualquer marca, inclusive se olharmos para os festivais.
Uma publicação com grande alcance
no Instagram, no Facebook ou até mesmo no YouTube pode ser o suficiente para
garantir um grande público. Porém, conseguir isso exige investimento e um
trabalho profissional de qualidade.
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