Mensagem recebida pela área de informática da Presidência da República orientou formatar todos os computadores para lidar com suposta ameaça detectada
![]() |
Planalto.Bandeira do Brasil sobre a fachada do Palácio do Planalto.Créditos: José Cruz/Agência Brasil |
Os funcionários da área de informática do Palácio do Planalto estranharam a mensagem que dizia para chegarem mais cedo no dia 03 de novembro, quinta-feira pós-segundo turno das eleições presidenciais, para formatar todos os computadores. A ação teria por objetivo "amenizar" a situação provocada por uma ameaça que teria sido detectada pelo sistema antivírus da rede da Presidência da República.
A mensagem orientava a formatar todas as máquinas e reinstalar o sistema operacional, como forma de combater o suposto malware detectado e ainda dizia que alguns arquivos haviam sido criptografados. De acordo com o aviso, outras áreas do Planalto já haviam sido avisadas do problema.
Queima de arquivo?
O que há de estranho nessa história é o fato de uma suposta ameaça mobilizar uma força-tarefa para formatar as máquinas do Palácio do Planalto, onque implica em apagar os arquivos dos computadores, poucos dias após a derrota do presidente Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais.
Conforme informações do portal Metrópoles, a Secretaria de Comunicação afirmou que aguarda informações da área técnica e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) remeteu a questão à Secretaria-Geral da Presidência da República, que não respondeu à reportagem.
FÓRUM
0 Comentários