A disputa foi tal que o ainda presidente demorou várias horas até reagir ao resultado da votação dos brasileiros.
E por entre dúvidas dos bolsonaristas, a verdade é que o Comitê de Transparência revelou que não existiram irregularidades no processo eleitoral no Brasil.
Mas quem é Lula da Silva, o homem que retorna ao primeiro plano político do Brasil? Fomos conhecer melhor o homem que vai liderar os destinos de nosso país.
Da miséria em Pernambuco ao sucesso em São Paulo
Sétimo de oito filhos de Dona Lindu e seu Aristides, Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, em Caetés, no interior de Pernambuco.As dificuldades sempre marcaram a rotina de sua família e por isso, embora tenha nascido na região de Pernambuco, sua vida está muito ligada a São Paulo onde os Silva se fixaram anos mais tarde, tentando escapar da miséria.
Lula sempre conviveu com as dificuldades. Ele e os irmãos cresceram praticamente sem pai. Aristides saiu de casa para tentar angariar mais dinheiro para o orçamento da família e coisas que hoje em dia parecem básicas e naturais.
Só que na época em que Lula nasceu ter esses bens eram uma verdadeira odisseia.
Lula tem duas datas de nascimento
Por exemplo, Lula apenas foi registrado pelos pais em Vicente de Carvalho, no litoral paulista, no ano de 1952. Ele tinha já 7 anos. Por isso, Lula tem uma data de nascimento diferente no documento oficial: 6 de outubro. Nos dias de hoje, parece brincadeira que alguém possa nascer e não ser logo registrado.Mas não se ficam por aí as curiosidades em relação a Lula da Silva. Ele só conheceu o pai aos 5 anos.
É que nos primeiros anos de vida de Lula, seu Aristides não conseguia viajar com frequência para Caetés para visitar a família.
Lula vendeu laranja, amendoim e tapioca para sobreviver
Mais tarde, a distância acabaria mesmo por ditar a separação dos pais de Lula, que, com seus irmãos, continuou a enfrentar os desafios e dificuldades da vida.Assim, com poucos anos, Lula passou a ser vendedor de laranja, amendoim e tapioca.
Inconformado por natureza e sempre em busca de novos rendimentos para colocar
comida na mesa de casa, Lula trabalhou também como engraxate, telefonista e office boy antes de ser metalúrgico.
Um metalúrgico com história no país
Seria, porém, aquando de suas funções de metalúrgico que Lula alcançou projeção e popularidade, sobretudo quando se tornou líder sindical.Lula da Silva passou aos 24 anos de idade a ser sindicalista e deu sua entrada na vida política ativa, sendo essa uma tarefa que ganhou ainda maior protagonismo quando, em 1980, ele fundou o Partido dos Trabalhadores.
Foi por essa altura que foi colocado atrás das grades pela primeira vez. Nessa ocasião, Lula esteve 31 dias preso em São Paulo por incentivar, dizia a ordem de detenção, à "subversão da ordem político-social".
Cadeia na Lava Jato não foi novidade para Lula
Lula acabaria solto e anos mais tarde alcançou a cadeira do poder no Brasil, chefiando o país durante vários anos, tendo uma exposição midiática grande, algo que não deixou de ter após deixar o cargo de Presidente do Brasil.Aliás, o nome de Lula da Silva passaria a ser um dos mais comentados nas mídias sociais da segunda vez em que foi preso.
Lula foi enviado para a cadeia em 2018 no dia 7 de abril. O juiz Sérgio Moro expediu a prisão dele por conta do processo Lava Jato. Mesmo clamando por inocência, Lula se apresentou perante a justiça brasileira.
Ele passou 580 dias na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, até que, a 8 de novembro de 2019, o Supremo Tribunal Federal lhe deu ordem de liberdade.
Depois de muito pensar, o homem que governou o país em dois mandatos: de 2003 a 2006 e de 2007 a 2011, voltou a concorrer a um ato eleitoral e levou a melhor sobre Jair Bolsonaro no segundo turno.
As eleições foram muito disputadas e a incerteza pairou sempre desde a fase pré-eleitoral, ao ponto de não existirem favoritos nas casas de apostas para vencer a eleição.
O certo é que Lula da Silva venceu Jair Bolsonaro e retorna à liderança dos destinos da nação verde e amarela.
Agora, Lula da Silva terá novamente a missão de ser o Presidente da República do Brasil.
0 Comentários