Header Ads

Rei do futebol, Pelé morre aos 82 anos

 

Reuters/Hannibal Hanschke

Edson Arantes do Nascimento, que ficou mundialmente conhecido como  Pelé, morreu hoje (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a morte ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. 

"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia", diz o texto divulgado. Pelé estava internado no hospital desde 29 de novembro.

Kely Nascimento, filha de Pelé, postou nas redes sociais uma mensagem de despedida. "Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz". O Santos Futebol Clube publicou uma imagem de uma coroa com o dizer "eterno".

O estado de São Paulo decretou luto oficial de 7 dias em razão da morte do atleta. “Em homenagem ao maior mito do futebol brasileiro, estou decretando luto oficial de sete dias. Meus sentimentos a familiares e amigos e ao Santos Futebol Clube, seu clube de paixão”, disse o governador Rodrigo Garcia, em nota.

O Santos também publicou uma nota de pesar pela morte do rei do futebol. O clube também decretou luto de 7 dias. “O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do melhor jogador de futebol de todos os tempos, o homem que levou o nome do Alvinegro Praiano para o mundo, nosso maior ídolo, que eternizou a camisa 10 e a transformou em obra de arte”. 

O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou uma foto de Pelé acompanhada das palavras: "O jogo. O rei. A eternidade". França e Brasil disputaram a final da Copa de 1998, quando os franceses levaram a melhor. 

O presidente argentino, Alberto Fernández, classificou Pelé como "um dos melhores jogadores de futebol da história". Os argentinos reivindicam que Diego Maradona ocupa o posto de maior craque de todos os tempos. "Lembramos sempre aqueles anos em que Pelé encantou o mundo com suas habilidades. Um grande abraço a sua família e ao povo do Brasil", disse Fernandez. 

Chefe de Estado da Itália, país adversário da equipe de Pelé na final da Copa de 1970, a primeira-ministra Giorgia Meloni disse que o craque brasileiro conseguiu deixar a sua marca mesmo nas gerações que não tiveram a sorte de vê-lo jogar. "Hoje o mundo inteiro chora uma lenda chamada Pelé", escreveu nas redes sociais.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse estar muito consternado com a morte do irmão Edson Arantes do Nascimento, "melhor jogador brasileiro de futebol do mundo". "Nossa solidariedade a sua família, a seus amigos e admiradores. Pelé viverá para sempre na memória de quem admira e pratica o futebol".

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou uma nota no site oficial da Presidência da República Portuguesa em que lamenta a morte de Pelé e apresenta condolências ao povo brasileiro, familiares e amigos do jogador.

"Pelé foi um rei do Futebol, um símbolo do Brasil, marcou gerações e será para sempre recordado como um dos maiores do mais popular desporto do mundo", diz o texto.

Ex-presidente dos Estados Unidos por dois mandatos, Barack Obama disse que Pelé era um dos maiores, um dos atletas mais reconhecidos do mundo e alguém que havia compreendido o poder do esporte de unir as pessoas. "Nossos pensamentos estão com sua família e com todos que o amavam e admiravam".

“Nossos sentimentos à mãe dona Celeste, à esposa Márcia Aoki, filhos e netos e para todos os apaixonados pelo esporte, como nós, súditos do Rei, para sempre”, diz o texto.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório de Pelé.


AGÊNCIAS BRASIL 

Postar um comentário

0 Comentários