Header Ads

Vereador que atacou baianos chora, pede desculpas e diz que esposa pensa em deixá-lo


Em um vídeo publicado no Instagram na noite dessa quinta-feira (2), o vereador Sandro Fantinel (sem partido) chorou ao dizer estar “extremamente arrependido” por ter cometido xenofobia contra baianos.

Fantinel pediu desculpas e disse que a família está sofrendo ameaças e que a esposa pensa até em romper o casamento após a fala em defesa de empresários e de vinícolas autuadas por trabalho análogo à escravidão no Rio Grande do Sul.

Também nessa quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aceitou os pedidos de cassação do mandato do vereador, propostos em conjunto pelas Defensorias Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul e da Bahia.

“Se as pessoas atacassem a mim, se eu pagasse pelos erros que eu cometi, a gente paga, porque quando a gente erra a gente tem que pagar. Mas o que tá acontecendo é que minha esposa chora noite e dia recebendo mensagens ofendendo ela com todos os piores nomes que vocês podem imaginar. Ela está pensando até em me deixar”, disse o político no vídeo de arrependimento.

O vereador também disse que os pais dele, de 80 anos, estão sofrendo ataques. “O meu pai e a minha mãe com 80 anos só choram dia e noite pelas ligações maldosas e ofensas que estão recendo”, disse.

O parlamentar usou a tribuna da Câmara dos Vereadores para pedir que produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”. A maioria dos contratados para a colheita da uva são do estado nordestino.

Ele ainda sugeriu para darem preferência a empregados vindos da Argentina, pois, segundo ele, seriam “limpos, trabalhadores e corretos”.

Repúdio, investigação e expulsão


O vereador Sandro Fantinel já foi alvo de dois pedidos para cassação na Câmara de Caxias do Sul. Agora, o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul também vai investigar o parlamentar por apologia ao trabalho escravo. O político foi expulso do Patriota na quarta-feira (1º).

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, condenou, por meio das redes sociais, a fala do parlamentar.

“O discurso xenófobo e nojento de vereador de Caxias contra o Nordeste não representa o povo do Rio Grande do Sul. Não admitiremos esse ódio, intolerância e desrespeito na política e na sociedade. Os gaúchos estão de braços abertos para todos, sempre”.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) também comentou sobre o caso. “Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor”.

“É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala”, completou.

Apresentadora da Globo rebate Fantinel

Ao vivo, em apresentação do Bahia Meio-Dia, a jornalista Jéssica Senra, da Globo, detonou o discurso xenofóbico de Sandro Fantinel.

A apresentadora falou sobre o caso na edição dessa quarta-feira (1º). “Esse vereador ficou revoltado porque os trabalhadores escaparam e denunciaram as condições degradantes. A gente toca até tambor muito bem, temos praias lindas. Mas nossa cultura não é só isso, não, viu, vereador? Nossa cultura é de não se deitar para autoritários, tiranos, para senhores de engenho”.

Jéssica relembrou a história da imigração no Rio Grande do Sul. “Esses imigrantes não eram pessoas ricas que vieram investir no Brasil, pelo contrário. Eram pessoas fugindo de crises econômicas na Europa e que receberam inúmeros benefícios do Brasil para aqui se instalarem”.

“Hoje esse vereador de um estado construído com a força de pobres imigrantes, discrimina pessoas humildes em busca de oportunidades de trabalho. Ignorando sua história, se crê superior social e economicamente”, disparou a jornalista.


BHAZ

Postar um comentário

0 Comentários