Por; Cruz das Almas News
Uma organização criminosa que cometia fraudes em benefícios previdenciários e assistenciais na Bahia foi alvo de uma operação da Polícia Federal em colaboração com o Ministério da Previdência Social, na manhã desta terça-feira (18).
As investigações começaram há cerca de um ano, quando foi observado um alto número de concessões irregulares de benefícios a idosos usando identidades falsas.
Durante a apuração, descobriu-se que os beneficiários eram fictícios e muitos deles possuíam múltiplas identidades falsas, utilizadas para obter diversos benefícios fraudulentos.
O grupo criminoso falsificava as identidades e inscrevia os fictícios beneficiários no CPF imediatamente após completarem 65 anos, idade mínima para o benefício assistencial para idosos de baixa renda.
Também foram identificadas fraudes em benefícios assistenciais para pessoas com deficiência, como a apresentação de laudos e exames médicos falsos.
A operação resultou na realização de seis mandados de busca e apreensão em três municípios diferentes, Muritiba, Governador Mangabeira e São Felipe, e até o momento foram identificadas fraudes em aproximadamente 200 benefícios, causando um prejuízo de mais de R$ 8 milhões à Previdência Social.
Estima-se que a desarticulação do grupo tenha evitado um prejuízo de R$ 60 milhões aos cofres públicos.
Os envolvidos poderão ser acusados de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso, entre outros crimes, e poderão receber penas que somam mais de 15 anos de prisão.
0 Comentários