Header Ads

PF e mais 4 homens morrem em operação na Bahia; suspeitos se esconderam em mata, diz governo

'Operação Fauda' acontece na manhã desta sexta-feira (15), na periferia da capital baiana.


Por: Cruz das Almas News / Com: g1


Durante uma operação na madrugada desta sexta-feira (15), no bairro de Valéria, em Salvador, um policial federal e quatro homens morreram em um confronto. Dois agentes também ficaram feridos, um da Polícia Federal e outro da Polícia Civil. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

O policial Lucas Monteiro Caribé foi levado ao Hospital Geraldo Estado (HGE) juntamente com outros dois agentes, mas infelizmente chegou ao hospital sem vida. Um dos policiais feridos precisará passar por cirurgia no olho, enquanto não há informações sobre o estado de saúde do outro agente. 

Segundo a SSP-BA, os quatro homens que morreram são suspeitos de fazer parte do grupo criminoso envolvido no tiroteio com os policiais. Dois foram mortos no momento do confronto e os outros dois morreram horas depois, durante a fuga em uma região de matagal entre os bairros de Valéria e Rio Sena.

Apenas um suspeito teve o nome divulgado, Uélisson Neves Brito, apelidado de "Cara Fina", que era procurado por tráfico de drogas e fazia parte do Baralho do Crime da SSP-BA. 

A secretaria não irá divulgar os nomes dos outros suspeitos mortos no confronto. Desde agosto, a Polícia Federal participa de operações na Bahia como parte de um acordo entre os governos estadual e federal para combater a criminalidade no estado.

Segundo a secretaria da segurança da Bahia, um grupo criminoso se escondeu em uma região de mata fechada em Valéria, que é um bairro periférico da capital baiana. 

Valéria é conhecida por ser um ponto estratégico para o tráfico de drogas e frequentemente ocorrem confrontos entre facções criminosas locais e nacionais. A região está próxima às rodovias BR-324 e BA-528, também conhecida como Estrada do Derba, e está localizada perto do município de Simões Filho. A área é coberta por um grande matagal.

De acordo com o Monitor da Violência, a Bahia registrou o maior número de mortes violentas durante o primeiro trimestre de 2023.

A "Operação Fauda" é realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Durante a operação, os suspeitos foram mortos em um tiroteio. 

A FICCO foi lançada recentemente em parceria entre a SSP-BA e a Polícia Federal, com o objetivo de intensificar o enfrentamento às organizações criminosas. A integração entre o governo estadual e federal será realizada apenas quando necessário. 

A ação específica visava uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos, localizada no bairro de Valéria.

Equipes das Polícias Federal, Militar e Civil estão cumprindo ordens judiciais na capital da Bahia, com o objetivo de encontrar foragidos, armas, munições e drogas. Cerca de 100 policiais participam da operação integrada, incluindo unidades especializadas. 

A ação resultou em um intenso congestionamento nas regiões da Estrada do Derba, Estrada Velha de Paripe e Avenida Afrânio Peixoto, também conhecida como Suburbana. 

Devido a isso, os ônibus do transporte público de Salvador tiveram que alterar seus itinerários, com os veículos que seguem em direção à BR-324 passando a trafegar pela Avenida Suburbana.

Postar um comentário

0 Comentários