Neste domingo, 1º de outubro, os eleitores de Cruz das Almas foram às urnas para eleger os novos membros do Conselho Tutelar da cidade.
Houve poucas filas nos locais de votação ao longo do dia onde cada eleitor pôde votar em apenas um candidato.
A apuração dos votos foi realizada na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, e após a contabilização de 100% dos votos, os candidatos eleitos foram:
1º Nélia Rodrigues 833 votos,
2º Emanoel 643 votos,
3º Rosane 617 votos
4º Nayane 503 votos
5ºAndré Luiz 499 votos.
6º Mea, 465 votos
7º Lorena de Zuza 406 votos
8º Wanessa 359 votos
9º Leonardo 236 votos
10º Tyta 229 votos
Foram apurados 4834.
O mandato do conselheiro tutelar tem duração de 4 anos. Após esse período, é necessário que seja realizada uma nova eleição para o preenchimento das vagas disponíveis. Cada conselho possui 5 membros titulares
O conselheiro tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Suas atribuições incluem receber e encaminhar denúncias de violência, negligência, exploração e outras formas de violação dos direitos infantojuvenis; atender pais, responsáveis, crianças e adolescentes que procuram ajuda; orientar, aconselhar e acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social; promover ações de conscientização e prevenção no âmbito da comunidade; e encaminhar casos para o Ministério Público quando necessário.
O conselheiro tutelar também pode ser chamado para intervir em situações em que a integridade dos direitos da criança ou do adolescente esteja ameaçada, como em casos de abuso, abandono ou situações de risco.
0 Comentários