Por:Cruz das Almas News
O artista Jayme Figura, conhecido por sua atuação nas áreas de arte plástica, poesia, música e desenho, faleceu em Salvador, aos 64 anos. A notícia foi confirmada por seu amigo e também artista plástico, Leonel Mattos.
Jayme nasceu em Cruz das Almas no Recôncavo baiano, e mudou-se para Salvador aos cinco anos com sua família. Desde jovem, ele tinha habilidade em criar brinquedos usando latas e madeira. Ele acredita que foi autodidata e que o desenho foi o que lhe proporcionou uma vida melhor. O desenho foi essencial em sua vida, sendo algo que o salvou e lhe deu sentido.
Jayme passou mal há três dias e foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento, sendo liberado. No entanto, neste domingo, ele passou mal novamente e acabou falecendo. Ainda não há informações sobre a causa da morte, bem como sobre o velório e sepultamento do artista.
Atualmente, Jayme estava colaborando com o artista plástico Leonel Mattos em um projeto para uma exposição em São Paulo em 2024. Eles trabalharam juntos por aproximadamente cinco meses e Jayme tem obras originais produzido no ateliê de Leonel.
Leonel conseguiu falar com a esposa de Jayme, após alguns dias de dificuldade. Ela informou que o artista havia passado mal e sido levado para uma UPA, mas já teria retornado no domingo.
No ateliê de Jayme Fygura, chamado de "Sarcófago", várias obras são expostas em uma casa localizada na Ladeira do Carmo, no Pelourinho. O imóvel possui um formato labiríntico e oferece uma experiência imersiva aos visitantes. Dentro dele, é possível encontrar esculturas feitas de ferro, gesso, cimento e madeira, além de pinturas em acrílica sobre telas, panos decorativos e artes em computação gráfica.
0 Comentários