Conforme o Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), a principal suspeita é de que os objetos vistos sejam lixo espacial de um foguete chinês.
No Nordeste do Brasil, na noite de sexta-feira (22), os moradores de várias cidades filmaram luzes atravessando o céu. Esses objetos brilhantes deixaram um rastro de fogo e despertaram a curiosidade das pessoas. Acredita-se que sejam lixo espacial.
Assista o vídeo [AQUI]
A Bramon, Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, relatou que há evidências de que as "bolas de fogo" avistadas sejam provavelmente detritos espaciais provenientes de um foguete chinês.
A Rede informou que análises preliminares indicam que o estágio superior CZ-2C R/B (NORAD ID: 43173) de um foguete Longa Marcha 2C, lançado em 25 de janeiro de 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China, está retornando à atmosfera.
Segundo o Bramon, embora tenha sido assustador, o risco de danos causados por objetos que entram na atmosfera terrestre é mínimo, já que a maioria deles se desintegra antes de chegar ao solo. No entanto, pode haver alguns resíduos que podem causar danos a propriedades ou pessoas. Acredita-se que, provavelmente, esse material tenha caído no mar.
Objetos que entram na atmosfera terrestre se tornam "bolas de fogo" devido à combustão causada pelo contato com gases, incluindo o oxigênio. Essa reação, que atua como uma proteção, acaba destruindo a maioria dos objetos intrusos.
0 Comentários