Header Ads

Identificada nova variante da Covid-19 em Salvador e outras 16 cidades da BA; confira lista de municípios

Por: Cruz das Almas News / Com: g1ba

Amostras das cepas JN.1 e JN.1.1 foram coletadas nos municípios entre 24 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) identificou duas sublinhagens da variante Ômicron, responsável pela Covid-19, em circulação em Salvador e outras 16 cidades da Bahia.

O  Lacen identificou duas sublinhagens da variante Ômicron, denominadas JN.1 e JN.1.1, em amostras coletadas entre 24 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024. 

A variante JN é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma "variante de interesse", o que significa que possui mutações em seu genoma que podem alterar o comportamento do vírus. Além disso, uma variante também é considerada de interesse se apresentar características como: 

quando estão associadas à transmissão comunitária, a múltiplos casos ou a aglomerados de casos de Covid-19. 

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia outras variantes que são consideradas de interesse em consulta com o Grupo de Trabalho de Evolução do Vírus SARS-CoV-2.

As subvariantes do vírus foram encontradas em vários municípios.

Adustina

Alagoinhas

Amélia Rodrigues

Barrocas

Camaçari

Catu

Conceição da Feira

Conceição do Coité

Feira de Santana

Paripiranga

Piatã

Pintadas

Pojuca

Salvador

Santa Bárbara

Santo Antônio de Jesus

Vitória da Conquista

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recomenda que os municípios onde as cepas do coronavírus foram identificadas intensifiquem a vacinação contra a Covid-19. A secretária da Saúde, Roberta Santana, alertou a população para manter o esquema vacinal atualizado devido às grandes aglomerações nas festas de verão. 

A Sesab, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, está realizando uma ação de vacinação no período pré-carnavalesco, desde o dia 17 de janeiro, com o objetivo de intensificar a imunização com a vacina bivalente. Até quinta-feira (1), foram aplicadas 8.233 doses durante essa ação.

Durante a ação pré-carnaval, a vacina Bivalente está disponível para todos os indivíduos com 12 anos ou mais. Atualmente, a cobertura da vacina na Bahia está em 15,05%. 

A vacina é destinada principalmente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. 

É importante que esses grupos prioritários sejam vacinados para garantir a proteção contra doenças infecciosas.

Postar um comentário

0 Comentários