Por: Cruz das Almas News
© POLÍCIA FEDERAL/DIVULGAÇÃO |
Dois presos que haviam escapado da Penitenciária Federal em Mossoró, Rio Grande do Norte, foram recapturados nesta quinta-feira (04), em Marabá, Pará, após 50 dias em fuga.
A ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal resultou na prisão de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.
A fuga dos detentos ocorreu em 14 de fevereiro, sendo a primeira registrada desde a criação do sistema penitenciário federal em 2006. Durante as investigações, foi constatado que os presos utilizaram ferramentas encontradas dentro do presídio para abrir um buraco e fugir de suas celas individuais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a cogitar a possibilidade de os detentos terem recebido ajuda para escapar da unidade de segurança máxima.
Investigação
Após um mês e meio de investigação, a corregedoria-geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais concluiu que não há indícios de corrupção relacionados à fuga dos presos da Penitenciária Federal em Mossoró.
O relatório apontou falhas nos procedimentos de segurança, mas não encontrou evidências de que os servidores facilitaram intencionalmente a fuga.
Três Processos Administrativos Disciplinares foram instaurados para aprofundar as investigações, envolvendo dez servidores. Além disso, outros 17 servidores assinarão Termos de Ajustamento de Conduta, comprometendo-se a tomar medidas corretivas.
O ministro da Justiça e Segurança Pública fará um pronunciamento sobre o assunto.
0 Comentários