Atendimento será interrompido até 27 de setembro, quando novo modelo começa a ser emitido; primeira via será gratuita e trará inovações importantes.
Por: Cruz das Almas News
O Ponto SAC de Cruz das Almas anunciou a suspensão do atendimento para a emissão da carteira de identidade até o dia 27 de setembro. A interrupção faz parte do processo de implantação da nova Carteira de Identidade (CIN), que terá início no dia 30 de setembro, conforme informações do portal Revista Recôncavo.
Durante esse período, o serviço de entrega e retirada dos RGs já emitidos continuará normalmente, funcionando das 07h às 13h. A emissão da nova CIN será realizada exclusivamente por meio de agendamento prévio, disponível através do aplicativo ou pelo portal ba.gov.br, além do call center: (71) 4020-5353 (celular) e 0800 071 5353 (fixo).
A primeira via da nova CIN será gratuita e utilizará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para solicitar o documento, os cidadãos devem apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil em original. Se a certidão estiver plastificada, uma cópia também será necessária.
Entre as inovações da nova CIN, está a possibilidade de incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, poderão ser adicionadas. Dados como tipo sanguíneo, fator RH e a opção de ser doador de órgãos também estarão disponíveis. Outra novidade é a inclusão do nome social, a pedido do cidadão.
A versão digital da CIN poderá ser acessada no GOV.BR três dias após a impressão e contará com um QR Code para verificação da autenticidade e dados.
Os cidadãos não são obrigados a realizar a troca imediata do documento, uma vez que o padrão antigo, o RG, permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032.
0 Comentários