Proprietário de carro incendiado, "TiÜ França" era candidato a vereador e circulava nas proximidades do STF no momento do incidente.
𝑷𝒐𝒓: 𝑪𝒓𝒖𝒛 𝒅𝒂𝒔 𝑨𝒍𝒎𝒂𝒔 𝑵𝒆𝒘𝒔
Homem esteve no STF em agosto - |
Na noite desta quarta-feira, (13), Francisco Wanderley Luiz, conhecido como “TiÜ França”, perdeu a vida em uma explosão ocorrida na Praça dos Três Poderes. Vestindo um terno verde adornado com símbolos de naipes de baralho, possivelmente uma referência ao personagem Coringa, Luiz também era proprietário do veículo que estava estacionado no Anexo IV da Câmara dos Deputados e que continha os artefatos explosivos.
O homem, que em 2020 foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) de Jair Bolsonaro, não conseguiu ser eleito, conforme registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Recentemente, em 24 de agosto, ele foi visto no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e, na tarde da explosão, foi avistado circulando pelos corredores do edifício.
As explosões ocorreram nas proximidades do STF, resultando no incêndio do carro de Luiz. Em comunicado, o STF informou que "servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados como medida de cautela". Os ministros foram evacuados em segurança após ouvirem dois fortes estrondos ao final da sessão.
A Polícia Civil está investigando o caso, e a Polícia Federal também abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do incidente. Após as explosões, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) iniciou uma varredura na área ao redor do Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não estava no Planalto durante o ocorrido, se encontrava no Palácio da Alvorada, a quatro quilômetros do local, onde permanece em reunião com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
0 Comentários